sexta-feira, 27 de setembro de 2013

1ª Escola municipal carbono zero do país é de Itajaí

1ª Escola municipal carbono zero do país é de Itajaí
                                   Site da Secretaria de Educação 


Yolanda ardigó reforma 4
Alunos e professores estão dedicados à compostagem dos resíduos alimentares, criação de uma grande horta, coleta de água da chuva, de pilhas, de óleo e de canetões
 
A Escola Básica Yolanda Ardigó, localizada no Bairro Praia Brava, irá neutralizar toda a emissão de carbono emitida por suas atividades. Com isso, a unidade será certificada este ano, com o Selo Prima Mudanças Climáticas, tornando-se a 1ª Escola Municipal Carbono Zero do Brasil.
Yolanda ardigó reforma 5
"O objetivo não é só neutralizar gasees que contribuem para o efeito estufa, mas sim, despertar a consciência da comunidade escolar para a necessidade de mudança da postura individual e comunitária acerca dos padrões de consumo", enfatiza o Secretário de Educação, professor Edison d'Ávila.
Ao receber a outorga do "Selo Prima Mudanças Climáticas", a escola demonstrará a sua participação efetiva no combate ao aquecimento global, bem como oferecerá um exemplo claro e concreto de educação para a sustentabilidade. "A Escola Yolanda Ardigó assumirá o posto de primeira escola municipal dentro do país a alcançar esse mérito, tornando-se um modelo a ser replicado pelos seus pares", acrescenta o Secretário.
Yolanda ardigó reforma 7
O projeto de neutralização do carbono na Escola Yolanda Ardigó já começou. Alunos e professores estão dedicados à compostagem dos resíduos alimentares, criação de uma grande horta, coleta de água da chuva, de pilhas, de óleo e de canetões. Além de todas essas ações, serão plantadas mudas de árvores nativas; já que elas realizam a fotossíntese e, portanto, incorporam o carbono livre na atmosfera em sua biomassa.
"O mais importante desse projeto é o envolvimento de toda a comunidade escolar. Todos estão participando do processo, alunos, funcionários, professores, equipe administrativa, voluntários da comunidade e os pais. Estamos muito satisfeitos", ressalta a diretora da escola, Márcia Santos Polinski.
Yolanda ardigó reforma 6
O projeto 1ª Escola Municipal Carbono Zero do Brasil está sendo realizado em parceria com a empresa responsável pela limpeza nas unidades de ensino, a Administradora de Serviços Ltda ME – Miservi, do Grupo Minister. A empresa ainda trocou seus produtos por outros menos poluentes e mais biodegradáveis, assumindo também a sua responsabilidade com o meio ambiente.

Um comentário: