quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Itajaí será a primeira cidade do país com uma escola municipal neutra em carbono.


Itajaí será a primeira cidade do país com uma escola municipal neutra em carbono.
A Escola Básica Yolanda Laurindo Ardigó, localizada no Bairro Praia Brava, será certificada este ano, com o Selo PRIMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS por toda emissão de carbono gerada por suas atividades.
O objetivo não é só neutralizar esse gás que é um dos maiores contribuintes para o efeito estufa. O principal interesse do Projeto “1ª Escola Municipal CARBONO ZERO do Brasil” é despertar a consciência da comunidade escolar para a necessidade da mudança da postura individual e comunitária acerca dos padrões de consumo.
As mudas de árvores nativas serão plantadas com a participação dos alunos. Elas realizam a fotossíntese e, portanto, incorporam o carbono livre na atmosfera em sua biomassa. Outras ações pedagógicas estão sendo desenvolvidas com orientação dos professores para que ocorra a construção de conhecimento e saberes acerca do sério problema relacionado ao aquecimento global. É fato que o estado de Santa Catarina é o único do país que sofreu com os efeitos de um furacão. No ano de 2004, 40mil residências foram danificadas, houve mortes e os prejuízos na agricultura foram enormes. 

Por Ricardo Harduin 



Nenhum comentário:

Postar um comentário